Quem nunca ouviu um vizinho falar: “esse síndico não está fazendo nada”?
São frases como esta que demonstram a necessidade de transparência na gestão de um condomínio.
Sabemos que o trabalho de um síndico não está limitado a realização de obras – manutenção e melhorias.
Seu trabalho também é realizado nos bastidores, analisando as pastas de prestação de contas e tentando encontrar alguma forma de economizar os recursos do condomínio, revisando contratos, participando de reuniões, representando os interesses dos condomínios em audiência, enfim, situações que não são de conhecimento da massa de condôminos.
Estamos acostumados, ou melhor, mal-acostumados a valorizar o trabalho do síndico quando não existe aumento de condomínio.
Ou ainda quando identificamos alguma melhoria que foi realizada, parece pintada, grama cortada dentre outras.
Para modificar esse cenário, o síndico precisa aprender a se comunicar com os condôminos.
Essa comunicação poderá ocorrer através de informativos a ser colocado nos elevadores, murais e no site do condomínio.
Outra solução encontrada por alguns condomínios foi a criação de um jornal interno que, mensalmente, poderá trazer todas as novidades do condomínio, além de matérias de interesse de toda coletividade, sem contar nos espaços de publicidade que podem ser objeto de permuta com comércios do bairro.
Agindo dessa forma, o síndico deixará todos os condôminos informados sobre os acontecimentos do condomínio e ganhará o respeito e confiança de todos os moradores, afinal de contas não é fácil administrar o dinheiro dos outros.
Como já dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica! ”.
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